Kael Vitorelo é artista multidisciplinar com vivência em diferentes linguagens visuais e suas intersecções - ilustração, design, vídeo, animação.
Concluiu seu mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP com bolsa CAPES-CNPQ, sobre quadrinhos experimentais e resistência política, apresentado nas Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP. Foi colunista do Mina de HQ, onde escreveu sobre quadrinhos e feminismo. Escreve e pesquisa sobre gêneros, feminismos, transgeneridade e não binariedade, tendo participado do livro “Contranormativo – Multidões em Aliança: subjetividades divergentes” da FFLCH-USP, e do monitoramento GMMP no Brasil.
É especialista lato-sensu em Animação pelo Senac São Paulo, tendo lecionado na área. Integrou a equipe de arte do desenho animado “Vivi Viravento” e agora faz parte da equipe de arte do longa-metragem de animação “Ana, en passant”, de Fernanda Salgado.
Em sua experiência com audiovisual, seu curta-metragem “Mulheres Desenhadas” foi exibido em diversas mostras pelo país, incluindo o Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Kinofórum, Mostra Curta o Gênero, Festival de Curtas de Campinas, entre outros. Teve clientes como Buzzfeed e Sabesp.
É designer versátil, com experiência desde diagramação de impressos até peças digitais com motion. Trabalhou durante dois anos na vertical de Design da FSB Comunicação, a maior agência de comunicação corporativa da América Latina. Trabalhou também para clientes pontuais e internacionais aliando ilustração e design em seus projetos. É responsável pelo projeto gráfico de todas as suas obras autorais.
Nos últimos anos, teve a prática de fazer a gestão de pequenas equipes e recursos de projetos.
Seu trabalho em quadrinhos é premiado e reconhecido pela crítica especializada: “Kit Gay” (Editora Veneta, 2021), sua estreia no mercado editorial, recebeu uma menção honrosa do Mix Literário do Festival Mix Brasil, e foi indicado aos prêmios HQ Mix e CCXP Awards. “Tomboy” (independente, 2017) faz parte do acervo do Museu da Diversidade Sexual, e está atualmente em exposição. Vitorelo já foi artista convidado para eventos como o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, Bienal de Quadrinhos de Curitiba, CCXP – ComicCon Experience.
Seu livro mais recente, “Filosofia do Mamilo” (Editora Veneta, 2024), foi contemplado pelo edital ProAC 2023.