Filosofia do Mamilo

Capa do livro "Filosofia do Mamilo"

Uma autobiografia em quadrinhos

Um ensaio sobre gênero

Uma denúncia de violências contra quem não se encaixa

FILOSOFIA DO MAMILO é uma história em quadrinhos autobiográfica que, à partir de um processo judicial, fala sobre gênero, feminismo e direitos. A obra mistura elementos poéticos, registros fotográficos, documentos, além de referenciar diversas pensadoras, pensadores e pensadories da filosofia, da teoria feminista, de gênero e teoria cuir/queer. Um trabalho de Vitorelo enquanto artista, semioticista e pesquisadore.

O projeto de história em quadrinhos foi realizado através do Programa de Ação Cultura – ProAC, Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo.

SINOPSE

Quando Kael Vitorelo decidiu remover cirurgicamente seus seios, em um procedimento conhecido como mastectomia masculinizadora (ou eletiva), se viu envolvida em um processo burocrático e judicial tortuoso e extenuante. Neste livro, ele retrata sua experiência, como pessoa transexual não binária, e escancara o despreparo e a violência do sistema judicial brasileiro com aqueles que não se enquadram no padrão normativo.

Transitando entre diferentes gêneros e linguagens (história em quadrinhos, ensaio, autobiografia), Vitorelo retrata o corpo humano como um território de mutações e disputas constantes. Um campo de batalha, mas também um espaço de criação, de invenção, de novas possibilidades.

Um trabalho que consegue sintetizar melhor do que qualquer livro teórico os desafios, as dores e os prazeres enfrentados por uma pessoa trans na sua luta por existência.

Poético e reflexivo. Ao mesclar o rabisco e a colagem, o confessional e  judicial, Vitorelo constrói uma narrativa que tensiona os limites e peita a sociedade.

Um livro necessário sobre respeito e amor ao nosso próprio corpo

AUDIODESCRIÇÃO

Reproduzir vídeo

A audiodescrição é uma contrapartida de acessibilidade do projeto, disponibilizada gratuitamente na íntegra. Audiodescrição por Jupyra Carvalho.

FICHA TÉCNICA

ROTEIRO E ILUSTRAÇÃO
Kael Vitorelo

PRODUÇÃO
Lui Castanho

DESIGN GRÁFICO
Kael Vitorelo
Lalo Sousa

CONSULTORIA DE ROTEIRO
Lalo Sousa

AUDIODESCRIÇÃO
Jupyra Carvalho

DIREÇÃO EDITORIAL
Rogério de Campos
Leticia de Castro

ASSISTÊNCIA EDITORIAL
Guilherme Ziggy
Amanda Pickler

REVISÃO
Alyne Azuma

CAPA ILUSTRADA POR
Kael Vitorelo
COM FOTOGRAFIA DE
Danny Voir